CABELO E BELEZA

Como vencer o acne

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...
2.257 Visualizações

Esta doença cutânea tem repercussões significativas ao nível da autoestima e, se não for tratada, pode deixar manchas escuras e cicatrizes permanentes na pele. Por estes motivos, o aparecimento de acne deve implicar a consulta de um dermatologista, existindo atualmente vários tratamentos muito eficazes para combater o problema.

O QUE É A ACNE
Trata-se de uma doença inflamatória cutânea, com uma componente genética, que envolve o folículo piloso e a glândula sebácea adjacente.
Na sua origem pode encontrar-se a produção exagerada de sebo (devido a alterações hormonais), a multiplicação excessiva de células cutâneas que asfixiam o poro e conduzem à acumulação de sebo (não permitindo ao poro expelir o sebo e as células mortas para a superfície da pele), e a colonização por bactérias que, ao multiplicarem-se, originam a inflamação.

COMO SE CARACTERIZA
As primeiras lesões da acne são os comedões abertos (vulgarmente designados por pontos negros) e os comedões fechados (mais conhecidos por pontos brancos). Subsequentemente, surgem micro quistos sebáceos, pústulas, pápulas, nódulos e quistos, que podem resultar em marcas ou cicatrizes.
As zonas “preferidas” desta doença, que afeta não só a pele como a autoestima, são o rosto e pescoço. No entanto, em alguns casos, também pode atingir o tronco.

OS PORQUÊS DA ACNE TARDIA
Julga-se que a acne tardia, que afeta sobretudo o terço inferior do rosto e o pescoço, incida mais no sexo feminino devido às flutuações hormonais mensais, podendo haver um agravamento com a menopausa. Além da componente genética, está comprovado que níveis elevados de stress podem contribuir para o aparecimento (e agravamento) da acne, estimulando a produção de uma hormona que conduz ao desempenho excessivo das glândulas sebáceas. Também que a exposição solar promove o seu agravamento.

TOME NOTA:

PARA TRATAR ESTA DOENCA É ESSENCIAL PROCURAR UM DERMATOLOGlSTA, QUE AVALIARÁ O TIPO DA ACNE E INDICARÁ O TRATAMENTO MAIS ADEQUADO.

 

SE A SUA PELE É ACNEICA, EIS ALGUNS DOS HÁBITOS FUNDAMENTAIS A INTEGRAR NO SEU DIA A DIA:

  • LIMPE O ROSTO de manhã e à noite, utilizando produtos oil free.
  • OPTE POR COSMÉTICOS SUAVES, sem álcool e oil free. De preferência, recorra a fórmulas fluidas, em gel
  • APLlQUE PROTETOR SOLAR diariamente, escolhendo uma fórmula oil free ou com uma textura fluida. Proteja o rostoe o pescoço do vento e do frio.
  • NÃO APLlQUE PERFUMES diretamente na pele da face ou pescoço. Este gesto pode agravar o problema
  • EVITE MEXER ou espremer os pontos negros/brancos/borbulhas
  • PREVINA O STRESS aposte em monentos de descontração e num estilo de vida saudável.

TRATAMENTOS ANTIACNE

  • ANTIBIÓTICOS – com uma ação anti­-inflamatória bastante acentuada (como a tetraciclina). Não devem ser tomados por períodos longos e interferem na eficácia da “pílula”.
  • CONTRACETlVOS ORAIS – Atuam a nível hormonal, podendo ser bastante úteis.
  • PEELlNGS QUIMICOS –  Usados para tratar pontos negros e pápulas.
  • ISOTRETINOINA –  Derivado da vitamina A do grupo dos retinoides que reduz a secreção de sebo. Impede a obstrução do folículo piloso e diminui a inflamação. Implica a toma simultânea de contracetivos orais. Só se pode engravidar mais de dois meses após o fim da toma.
  • TERAPIA FOTODINÂMICA (LED) – Envolve a exposição a uma luz vermelha (que reduz a inflamação) e a uma luz azul (que atua nas bactérias).
  • LASER- Atenua as cicatrizes, através de resurfacing, com laser de CO2 ou outros.
  • LUZ PULSADA –  Visa tratar a rosácea provocada pela acne na idade adulta.
  • TERAPÊUTICA TÓPICA – Existem produtosde aplicação local que devem ser utilizados idealmente sob supervisão médica.

, , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>