CABELO E BELEZA

Estrutura do fio de cabelo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...
1.262 Visualizações

O cabelo está dividido em 2 partes a haste  e a raiz e por sua vez a haste (parte visivel), divide- se em três camadas, nomeadamente:

CUTÍCULA – Camada externa do fio capilar. É constituída por placas de queratina, as chamadas escamas sobrepostas. Lavagem, coloração e processos químicos deixam essas escamas eriçadas, o que leva o cabelo a ficar áspero e sem brilho.

 CÓRTEX – Parte intermediária e mais importante do fio (constitui 90% dele), fica localizado entre a medula e a cutícula e é responsável por sua resistência e elasticidade. É ali que devem agir os procedimentos químicos, como alisamento e permanente.

MEDULA – É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um “direcionador” do novo fio em direção ao poro.

, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>