CABELO E BELEZA

Trate dos seus pés!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...
1.287 Visualizações

Para que tenha uns pés bonitos e cuidados, não basta apenas, visitar a pedicure. É essencial ter cuidados diários com os pés.  Se o fizer não só está a contribuir para que fiquem impecáveis no Verão, quando usa sandálias, mas também a contribuir para o seu bem-estar.

CUIDADOS A TER

Pés macios
Para amolecer a pele dos pés deixe-os, durante dez minutos, em água morna com vinagre. De seguida, faça uma massagem aos pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana. Esta é também uma boa altura para limar os pés e as unhas, mas antes de massajar os pés com o creme.

Lime os pés
A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve limar, semanalmente, a região dos calcanhares e com uma lima própria para os pés ou com uma pedra-pomes. A melhor altura para limar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.

Lave os pés
Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água enquanto toma um duche. Deve passar com a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.

Cuidado com a cutícula
Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.

Unhas impecáveis
Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura para as cortar. Também pode simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se for regularmente à pedicure. Não deve cortar demasiado as unhas nem deixá-las muito compridas. O facto de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade; e se as cortar demasiado pode correr o risco de  encravar uma unha.

Calos: o que fazer?
O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Este devem ser retirados por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reacção natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula, o que é pior.

Protector solar
Na praia, coloque protector solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma serem esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressequida, está igualmente a prevenir o cancro de pele.


, , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>