CABELO E BELEZA

Varizes!!! E agora?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...
1.466 Visualizações

O aparecimentos de varizes é um problema que afecta metade dos portugueses em idade adulta, sobretudo mulheres.

As varizes manifestam-se nas pernas, sobretudo nas femininas e começam por ser apenas inestéticas, mas podem incomodar e provocar problemas de saúde mais graves.

As varizes assumem as mais diversas formas, apresentando-se mais frequentemente como pequenas veias subcutâneas dilatadas semelhantes a uma árvore com as suas ramificações. São aquilo a que vulgarmente chamamos derrames, mas de facto têm um nome bem mais difícil – telangiectasias. Prolongam-se por dois a quatro milímetros e aparecem sem aviso, localizando-se indiferenciadamente na perna. Mas não fique demasiado alarmada, pois como já referimos elas, são acima de tudo inestéticas, já que não provocam qualquer outro problema.

Talvez por isso os médicos não as considerem verdadeiramente varizes, reservando esta denominação para as veias superficiais dilatadas dos membros inferiores com uma dimensão superior a quatro milímetros e palpáveis na posição vertical.

 

Assim, do ponto de vista médico as veias afectadas não são as subcutâneas, mas as dos sistemas nervosos superficiais. São elas a safena interna, que se estende do tornozelo à virilha, e a externa (do tornozelo até à região do joelho).

A ORIGEM DAS VARIZES

Há vários factores determinantes para o aparecimento ou agravamento das veias dilatadas que assumem a forma de varizes, nomeadamente:

  • Gravidez
  • Genética
  • Esforço físico exagerado
  • Obesidade
  • Pílula anticoncepcional
  • Profissões que obriguem a estar muito tempo de pé ou sentado
  • Ambientes expostos a fontes permanentes de calor.

SINTOMAS

Os sintomas que podem ser indicativos de futuras varizes são a sensação de peso nas pernas, cãibras ou inchaço.

COMO PREVENIR

Mudar hábitos de vida é um passo importante para prevenir o aparecimento de varizes. Se você quiser ver suas pernas saudáveis e harmoniosas, são necessários alguns cuidados de saúde:

– Na sua dieta diária, aumente o consumo de frutas, que contêm flavonóides e trabalham como uma ação vasoconstrutora.
– É muito importante não ficar muito tempo sentada ou em pé. É aconselhável que cada meia-hora mudar de posição.

, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>